cine clube de viseu | cinema na cidade | cinema para as escolas

facebook | instagram | youtube

destaques

destaques

Call for entries
vistacurta 2024

O período para inscrições termina a 30 de Junho de 2024.

O vistacurta é o ponto de encontro à volta do cinema e da região, organizado pelo Cine Clube de Viseu como prolongamento amplo e festivo da sua programação regular, desenvolvida junto do público em geral e em contextos educativos, desde 1955.

Pensado como projecto articulador e indispensável da cultura viseense, símbolo de uma cinefilia inconformista, uma janela sobre os projectos e inquietações de criadores, profissionais e público, o vistacurta volta a convocar a participação para as suas secções competitivas NACIONAL e LOCAL, para filmes concluídos depois de 01 de Janeiro de 2023, e para a secção VISTA FINAL, um instrumento complementar de apoio pensado para projectos locais em fase avançada de produção.

A respeito da secção VISTA FINAL, podem candidatar-se curtas-metragens independentemente do género (animação, documentário, experimental, ficção) que tenham concluído as filmagens ou estejam na fase final, e apresentem uma versão próxima da definitiva, realizadas na região. Esta inscrição é também completamente gratuita e realiza-se online através da página vistacurta.pt, também até dia 30 de Junho. Os filmes seleccionados desta categoria contam com 3 dias de trabalho de supervisão com o realizador e produtor português Mário Gajo de Carvalho, a ter lugar entre os dias 16-18 Outubro 2024.


SECÇÕES E PRÉMIOS
A edição 2024 é a 8.ª em que o festival apresenta duas secções competitivas, NACIONAL e LOCAL, dotadas com um prémio de 1.500 € cada. E, pelo quarto ano, conta com o Prémio PRIMEIRA VISTA, que é outorgado por decisão de cinco jurados menores de 18 anos, destinado a desvendar aquilo que, no presente, o público mais jovem procura nos filmes – categoria dotada com diploma. Por sua parte, os filmes seleccionados para a secção VISTA FINAL têm a possibilidade de contar com a consultoria de um realizador português.

O vistacurta surgiu em 2010 como um ponto de encontro em volta do cinema independente associado à região de Viseu. A edição 2024 decorrerá nos dias 15 a 19 de Outubro, e além dos filmes oferecerá também conversas com o público, aulas de cinema, workshops e concertos.

Inscrições
Abertas até 30 de Junho, sem custos.
FilmFreeway ou formulário Google.
Consultar regulamento.


INSCRIÇÕES ABERTAS
Para todos os autores de filmes da nossa região, e a produção nacional. Objectivo: mostrar grandes curtas-metragens por aqui, claro.


PRODUÇÃO LOCAL
A competição local é dedicada a filmes realizados no distrito de Viseu ou por autores do distrito de Viseu (são admitidos todos os filmes que cumpram um ou ambos os requisitos), com duração até 30’.


PRODUÇÃO NACIONAL
São admitidos filmes de produção portuguesa que abordem qualquer temática, com duração até 20’.


VISTA FINAL
Para filmes inacabados realizados na região de Viseu ou por autores locais.
Os filmes seleccionados desta categoria contam com 3 dias de trabalho de supervisão com o realizador/produtor português Mário Gajo de Carvalho